Wednesday, April 18, 2007

Porque eu não poderia deixar de falar sobre isso






A nova tragédia norte-americana, protagonizada por um estudante sul-coreano, Cho Seung-Hui, 23, de certa forma não me surpreendeu. Domingo, novamente assistindo uma cena de "Tiros em Columbine" do Michael Moore, comentei que essa semana provavelmente aconteceria algum fato fora da rotina, levando em consideração o aniversário de 8 anos do massacre de Columbine, que serão completos na sexta-feira, 20/04. Na verdade, a anormalidade que eu estava prevendo era de algum aluno ser pego portando armas, como nos aniversarios anteriores da tragédia, ou algum aluno fazendo tramóias de ataques com os amigos, coisas do tipo. Pode ser que esse novo ataque nada a tenha ver com isso, mas eu o considero uma coincidência macabra.
Há algum tempo eu já venho vasculhando a net em virtude de Columbine. Vocês não podem imaginar quantos sites e comunidades eu encontrei com temáticas de homenagem e apóio a Eric harris e Dylan Klebold. Entrei recentemente numa comunidade do Orkut com o nome dos dois, não porque eu apoio, mas porque eu "meio" que entendo ou tento entender tudo isso sem a premissa de que eles eram garotos loucos e desequilibrados que simplesmente acordaram um dia sentindo vontade de matar. Eles usaram metralhadoras Uzzi. Eles fizeram bombas. Eles planejaram o ataque por mais de um ano. O fato de eles serem "deprimidos" e "rejeitados" só contribui para tomar a decisão, mas não foi o fato decisivo: Eles queriam promover o maior ataque, com o maior numero de mortos possivel. Por sorte, o plano não deu certo. Mas o estrago já estava feito.
Algumas pessoas nesses sites descrevem Eric e Dylan como Mártires, e acham que a atitude foi um ato de coragem. Ponto de partida para planejar um novo ataque? Será os EUA uma potência especializada em criar Lunáticos?!
Entra em curso agora um longo debate sobre a restrição/proibição/controle das armas de fogo em território americano. Mas tudo isso já foi posto em questão desde o atentado em Oklahoma, com Timothy McVeigh que segundo o Discovery Channel, era obcecado por armas. Depois veio outros ataques, incluindo Columbine, e mais uma vez o assunto foi discutido, mas me parece que o mais importante na época era achar um culpado, alguém ou algo que pudesse ser estampado nas capas de revista e visto nos programas sensacionalistas para poder explicar e saciar a vontade da população em geral por uma resposta concreta. Aí entra o caso do Marilyn Manson, que eu já contei aqui. A Direita ( Branca e de classe média de Denver) massacrou o cara, dizendo que ele promovia em suas letras morte, suicidio, violencia, satanismo e etc. Acontece que o presidente em questão, Bill Clinton, tinha bombardeado o Kosovo, horas antes ( O local era descrito como um quartel de terroristas, mas na verdade era uma fabrica de aspirinas...) E pelas palavras de Manson, ninguém pensou em culpar o presidente pela violência cometida naquele dia? Quem é mais influente, Marilyn Manson ou o presidente? Ele certamente gostaria de pensar que era ele, mas é o presidente. E tudo isso mais uma vez se perde, e desvia o curso do debate que seria muito mais apropriado e interessante.
Cho Seung-Hui matou 32 pessoas, protagonizando assim o maior ataque em universidades/escolas norte-americanas.Ele comprou sua arma legalmente. O Dono da Loja disse que foi uma venda comum. Disse que ele parecia um garoto comum, e que não venderiam a arma se ele parecesse suspeito. OKKKKKK! Qual seria o parâmetro dessa sociedade para considerar alguém suspeito além da estética pessoal?
Quem vamos culpar dessa vez? O cara que vendeu a arma, as pessoas ricas descritas no bilhete deixado por Cho, o presidente por bombardear e gerar o caos em outros países, a facilidade com que se pega em armas nos EUA, a Coréia...QUEM?


Acabaram de me deixar um scrap pra eu entrar na comunidade do "Sul-Coreano", só porque faço parte da comunidade do Eric e do Dylan. É a Glamourização da Tragédia. Vão estampar o rosto do assassino em todos os meios possiveis. É a cultura americana mais uma vez criando mostros que se tornam mitos, que se tornam anti-herois, que se tornam muito convinientes pra algumas pessoas. E claro, criando noticia que dá dinheiro e vende revista. A internet já está borbulhando. Até video no youtube já tem.


http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30919420 ( Comunidade do Cho)

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3079726 ( Comunidade do Eric harris e Dylan Klebold)

http://www.youtube.com/watch?v=ZQgVAD7x5Zo ( Video da universidade, feito por um aluno, do celular)


What a wonderful World....

1 comment:

Anonymous said...

Realmente a facilidade de se conseguir uma arma é muito fácil, principalmente nos Estados Unidos.
Mas e se fosse quase impossível ter uma arma, será que aconteceria todas estas tragedias?
Talvez com facas e tesouras sendo enfiadas nas costas de alunos, e lanças pontiagudas sendo voando no ar!
Há algumas centenas de anos atrás quando não existiam as armas de fogo, existiam varios massacres bem mais violentos que todos estes entre diversos povos, que vc conhece bem melhor do que eu (Esparta, Tróia e etc...).

Mas em questão do que estes caras fizeream, não é de ontem que estas idéias passavam pelas cabeças deles, com certeza!
Planos e mais planos até chegar aqui.
É óbvio que todos estes "caras" tinham algum desequilibrio, é só olhar para os rostos deles, em qualquer manicomio vc encontra gente com as mesmas feições deles.
Gente louca, com cara de louco!!!!
Isso mais a influência da mídia, humilhaçoes, A FACILIDADE DA POSSE DE ARMAMENTOS e tudo mais, levaram estas pessoas a fazer oq fizeram, e eles não serão os ultimos, pode ter certeza.
E isto será ótimo para o presidente dos Estados Unidos para mídia e para qualquer um que ganhe dinheiro com isto!

Bjos amor!!!!!!
Vc é ótima!!!!
Te amo muito!!!!